Dr Wilson Novaes

Toxina Botulínica - Botox

A toxina botulínica tem sido empregada com ótimos resultados na suavização das rugas de expressão localizadas na testa e ao redor dos olhos. Esta técnica também pode oferecer bons resultados em pacientes com sinais iniciais de envelhecimento, naqueles que não desejam a cirurgia e como complementação após o tratamento cirúrgico. Produzida pela bactéria Clostridium botulinum tipo A, a toxina é altamente purificada e não oferece risco ao paciente quando as normas e volumes da aplicação são rigorosamente obedecidos. O mecanismo de ação da toxina botulínica consiste da paralisação dos músculos que, devido às firmes aderências com a pele, produzem rugas durante a sua contração. Vale lembrar que as rugas finas causadas por alterações na textura da pele devido à exposição solar e ao envelhecimento natural não podem ser atenuadas pela toxina botulínica. Nestes casos, recomendamos a realização de um peeling. A toxina botulínica apresenta o seu efeito máximo após cerca de 7 dias, sendo que a duração típica é de 4-6 meses. Assim como o preenchimento, a aplicação pode ser repetida ao longo dos anos.

No mundo todo

A aplicação do Complexo de Neurotoxina é o procedimento estético mais realizado nos Estados Unidos, seguido pelo preenchimento com ácido hialurônico.

Qual a diferença entre a Toxina Botulínica e o preenchimento com Ácido Hialurônico?

Muita gente confunde esses dois procedimentos, só porque ambos utilizam seringas em sua aplicação. Na verdade, eles não são nada parecidos - têm indicações diferentes - mas podem ser complementares.

O procedimento com produtos que relaxam os músculos faciais não são capazes de conferir volume. O ácido hialurônico é.

A Toxina Botulínica atua relaxando os músculos onde é injetada e, portanto, é indicada para o tratamento das rugas de expressão, que se formam quando rimos, choramos ou estamos bravos. Já o preenchimento com ácido hialurônico é indicado para o tratamento de rugas mais profundas, causadas pela ação do tempo, aquelas visíveis mesmo com o rosto em repouso, caso do famoso “bigode chinês”. Esta substância é injetada diretamente na pele, preenchendo a rugas, os vincos ou mesmo preenchendo áreas com perda de volume.

Os dois tratamentos podem ser complementares. De acordo com as últimas tendências mundiais, é cada vez mais comum a associação do preenchimento, que trata as rugas profundas e reposição de volume, com a Toxina Botulínica, que relaxa os músculos e atenua as rugas de expressão.